Pular para o conteúdo principal

SINDICONT: 80 anos contabilizando e fazendo história

O ano era 2008, e eu tinha encerrado a minha breve passagem pela Lacerda Comunicação, pois, a convite do jornalista e historiador Lelé Arantes, fui contratada para trabalhar em um projeto de memória na THS Editora.

No entanto, como o projeto - em específico - foi adiado, fui remanejada para outra produção. Trata-se do livro que conta a história de 80 anos do Sindicato dos Contabilistas de São José do Rio Preto, o qual eu assino autoria com o Lelé Arantes e, que, pode ser adquirido na página da THS Editora - responsável pela publicação.


SINOPSE:
Os ideais e os sentimentos que norteiam a criação de uma entidade de classe estão centrados nos serviços que ela pretende ou venha a oferecer a seus participantes, a seus irmãos de sonhos, a profissionais idealizadores do momento de sua criação e àqueles que vão chegar.
Ao sentarem-se ao redor daquela mesa, que não foi uma mesa de bar, mas de trabalho, em longínqua noite de novembro de 1929, aqueles contabilistas não foram apenas sonhadores, mas, sim, idealizadores de instituição que cuidasse de seus anseios, de suas preocupações. Já se antevia o que viria em futuro não tão próximo, mas que chegaria, de forma inexorável, com muito trabalho, com muita responsabilidade. E que daria, depois de 80 anos, orgulho de sermos uma classe unida, grandiosa e importante nos meios socio-econômicos de Rio Preto.
As dificuldades que pareciam intransponíveis aos primeiros contabilistas e então foram vencidas, uma após outra, e a perseverança nos levaram ao princípio de uma trajetória vitoriosa que culminou com a existência, hoje, do Sindicato dos Contabilistas de São José do Rio Preto e Região!
É preciso conhecer a história de uma entidade, de uma instituição, como a do nosso Sindicont-SJRP, e dar valor a homens que muito fizeram por sua existência. O livro da história de seus 80 anos é, portanto, imprescindível. Buscar nos tempos idos, nos manuscritos e nas atas saudosas, enfim, puxar pela memória em documentos, fotos e reuniões, é tarefa difícil, que somente pessoas ligadas a esse mister conseguem.
Foi assim que o Sindicont-SJRP, por meio de sua diretoria, convidou o historiador Lelé Arantes e a jornalista Flávia Letícia de Souza, para com sua competência, transferirem a essas belíssimas páginas a história da entidade que comemora seu Jubileu de Carvalho, ou seja, 80 anos de vida.
A história de uma instituição como a do Sindicato dos Contabilistas é de grande importância. Há muitas lições que serviram – e servem – de base para que metas de trabalho definidas chegassem a bom termo, como chegaram.
Os fatos históricos aqui estão estampados, os serviços prestados por dirigentes estão catalogados em atas escritas e registradas. As propriedades atingidas deixam transparecer quão difícil foi essa caminhada.
Todas as diretorias que comandaram os destinos do Sindicont-SJRP viveram, e hoje nós outros revivemos, a epopéia de suas realizações. Nossos antecessores deram os primeiros passos na idealização e criação em 1929.
Os dinâmicos fundadores receberam a Carta Sindical em 15 de setembro de 1986, escolhendo para a instituição a denominação que se mantém até hoje: Sindicato dos Contabilistas de São José do Rio Preto e Região.
São 80 anos bem vividos por todos: pelos que se foram e muito fizeram, pelos que ainda fazem e esperam que os futuros dirigentes o façam, para perpetuar essa dinâmica de um trabalho à altura das necessidades de nossa categoria.
A diretoria que se encerra também está integrada ao passado, e remanesce na memória pelo esforço de todos os seus diretores executivos e abnegados associados.
Algo fizemos, muito embora seja como o assentar de simples tijolo na construção do Sindicont-SJRP. Porém nos transformamos, também, em agentes da história de nosso sindicato.
Sentimo-nos orgulhosos de, por duas gerações seguidas, ter presidido o Sindicont-SJRP: 2004/2006 e 2007/2009. É motivo de orgulho, sim, e de muita honra, pois o Sindicato dos Contabilistas de São José do Rio Preto e Região, pelo trabalho, pelas realizações, pelas participações, pelas atividades, é destaque entre os 24 sindicatos paulistas de contabilidade e continuará a ter presença pujante e marcante nos cenários paulista e brasileiro!
Manuel Liebana Torres Sobrinho

Comentários