Da editora para o mercado de agências, durante a minha atuação na Multivias Comunicação, tive o prazer de trabalhar com clientes voltados para ações de ciências e cultura, como o CICC, Faperp, Ibilce/Unesp, CCLi - Consultoria Linguística, entre outros projetos - sempre visando a produção de conteúdo - seja para informativos internos e externos, como assessoria de imprensa.
Dentre os conteúdos produzidos - destaque para as Olimpíadas de Astronomia.
CICC prepara alunos da rede municipal para a 13ª Olimpíada de Astronomia
Aulas começam nesta terça-feira; há 1.500 inscritos
Cerca de 1.500 alunos, de nove escolas municipais rio-pretenses, participam, a partir desta terça-feira (06/04), de curso preparatório para a 13ª edição da OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica), no CICC (Centro Integrado de Ciência e Cultura ). As aulas, oferecidas em diferentes horários para cada turma , serão ministradas pelo coordenador de mostras e planetarista do CICC, Alexandre Neves.
Preparado pelo CICC, o curso tem como objetivo apresentar e explicar de forma descontraída e compacta os principais assuntos ligados à astronomia, para que o participante possa ter um bom desempenho na prova, além de despertar o gosto por atividades fora do contexto escolar.
Entre os assuntos que serão abordados, estão astronomia fundamental, o que inclui tópicos como sistema solar, eclipses, estações do ano, entre outros; estrelas e evolução estelar; geofísica e meio ambiente; e história da astronomia e astronáutica.
Os participantes são alunos do 3º ao 9º ano do ensino fundamental, inscritos pelas suas próprias escolas. As aulas acontecem de terça a sexta-feira, no CICC, e vão até o dia 13 de maio. A prova será realizada no dia 14 de maio, nas próprias dependências das escolas inscritas no evento.
Sobre a OBA
Promovida pela Sociedade Astronômica Brasileira, Agência Espacial Brasileira e FURNAS Centrais Elétricas S/A, a OBA é um evento aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, para alunos da 1ª série do ensino fundamental até a última do ensino médio. Seu objetivo é fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Aeronáutica e ciências afins e promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa. O regulamento está disponível no site http://www.oba.org.br/
Para Alexandre Neves, a OBA é um estímulo ao aprendizado, daí o interesse do CICC em incentivar os alunos à participação: “No ano passado, preparamos 250 alunos. Neste ano, tivemos um número de inscritos seis vezes maior, o que demonstra o crescimento do interesse por parte dos alunos e das escolas”.
Premiação
A OBA é uma competição que não entrega apenas medalhas aos seus participantes: alunos e professores envolvidos recebem certificado de participação e as escolas, materiais didáticos de Astronomia. A OBA seleciona ainda cinco alunos que representarão o Brasil na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica do ano seguinte.
Comentários
Postar um comentário